Meditação: será que vale a pena?
Meditação: será que vale a pena?
Pode parecer uma seca, mas a verdade é que está provado que a meditação tem tudo para melhorar a tua saúde e o treino. Descobre como e porquê
Antes de colocares completamente de lado introduzires a meditação na tua rotina, talvez seja positivo saberes que diversos estudos científicos demonstraram que a meditação pode melhorar a qualidade do sono, aumentar a tua tolerância (por ti e pelos outros), reduzir a ansiedade, ajudar a gerir a depressão e ainda ajudar a gerir a dor. Parece bom demais, mas continua a ler.
Se meditar para ti é sinónimo de posturas zen de 3 horas, então estás a ver mal o panorama. Muitas sessões de meditação podem levar menos de 15 minutos e às vezes até cinco. Quanto a onde meditar é contigo. Ou melhor, tem a ver com o teu estilo de vida: às vezes pode ser no carro, outras à espera dos miúdos à porta da escola ou, nos dias que tens mais tempo, em casa. Se já ouviste a palavra mindfulness, nada tem de estranho. Na realidade, mindfulness é o principal ingrediente na maioria das técnicas de medição e vai muito além do ficar sentado de olhos fechados. De acordo com Andy Puddicombe, mestre em meditação moderna, “mindfulness significa estar presente, no momento, sem distrações. Implica repousar a mente no seu estado natural de consciência, livre de qualquer parcialidade ou julgamento.” É importante que a realização da meditação seja orientada, sempre que possível, por um profissional, pois uma má meditação pode causar o efeito contrário, gerando sentimentos de frustração, ansiedade e stresse.
Por onde começar
- Tens a aplicação Headspace, mas se subscreves a Netflix podes começar por aí. A série (vê aqui o trailer) explica todos os benefícios e no final tens sempre uma sessão para fazer.
- Existem também algumas aplicações de treino, como a Centr, que no programa incluem a meditação. A parte positiva neste caso específico é que até podes escolher o treinador que mais gostas, estando ainda dividida por categorias como começar o dia ou estimular o sono.
- Podes ainda juntar-te a um grupo criado por um profissional ou uma masterclass, como por exemplo com a Rute Caldeira, professora de meditação e autora.
- Podes inscrever-te numa aula de yoga, onde a meditação também marca presença.
- O ideal é que a prática de meditação comece com pequenos períodos de tempo no início (por exemplo 5 minutos por dia) e depois vá aumentado o tempo progressivamente.
Contudo, se a meditação não é para ti, não tem problemas. É que existem diversos estudos que defendem que o exercício físico regular tem efeitos positivos tão bons como a meditação!
A NOSSA EQUIPA
São atletas e nutricionistas, entre outros. Todos preocupados com a sua alimentação e com o seu treino.
Conhecer os embaixadores
Por favor, faça o login como cliente clica aqui para colocar teu comentário!