O que não devia estar na tua proteína em pó
O que não devia estar na tua proteína em pó
Quando tomas a tua proteína em pó queres algo conveniente. Nós compreendemos. E ainda queres mais. Queres resultados. Queres que seja eficaz. Mas tens a certeza do que estás a tomar?
A proteína em pó é uma forma prática e fácil de garantires a tua dose ideal de proteína. Além disso, comparado com as pessoas que levam um estilo de vida sedentário, as pessoas que têm uma vida ativa precisam de garantir um consumo de proteína mais elevado. O ideal é consumir a proteína necessária (que pode variar conforme o peso de cada atleta e o treino) de uma forma diversificada. Os batidos de proteína possuem o potencial de ser uma fantástica fonte de vitaminas, minerais e proteínas que ajudam a recuperar os músculos.
Contudo, nem todas as proteínas são iguais. Quanto mais limpa for, melhor. Uma coisa podemos garantir: na Super Vegan Protein só encontras ingredientes bons.
1. Adoçantes artificias
Os adoçantes mais comuns são a sacarose, a sacarina (E954) e o aspartamo (E951). As controvérsias se fazem mal ou não ão imensas. Os adoçantes artificiais são substitutos do açúcar, podendo ser criados em laboratório ou até derivados do próprio açúcar. Por serem muito mais doces que o açúcar, o têm o poder de tornarem as comidas com menos valor nutricional, muito mais apetitosas. Se são seguros ou não, depende do conceito de “seguro”. De acordo com uma fonte citada na Harvard Health, “As comidas que contém açúcar na sua forma natural, fruta, por exemplo, tendem a ser nutricionalmente elevadas – ricas em nutrientes, altas em fibras e pobres na carga glicémica. Por outro lado, açúcar refinado, concentrado e consumido em grandes quantidades aumenta os níveis de glicémia e de insulina, aumenta os triglicéridos, os mediadores da inflamação e os radicais livres. O que, por sua vez, leva a um maior risco de diabetes, doenças cardiovasculares e outras doenças crónicas.” A Federação Portuguesa de Cardiologia também alerta que o açúcar “pode aparecer disfarçado” e que se figurar nos primeiros lugares da lista significa que está presente em grandes quantidades. Além disso, pensa como o Michael Pollan, ativista e jornalista britânico. Se a tua avó não reconhece nenhum destes ingredientes é porque não são comida.
2. Proteína de soja
Algumas proteínas de soja têm a sua origem a partir de soja geneticamente modificada. Ou seja, contêm compostos químicos. A Super Vegan Protein, por outro lado, é constituída por proteína de ervilha, arroz, cânhamo. As proteínas da ervilha não têm glúten, lactose ou colesterol. São facilmente assimiláveis e ricas em arginina, lisina e glutamina, super úteis para o crescimento muscular. As proteínas do arroz são fáceis de digerir, reequilibram a flora bacteriana intestinal e oferecem um grande teor de potássio e fósforo. E a de cânhamo contém os 8 aminoácidos essenciais para a síntese de proteínas e também antioxidantes, cálcio, potássio, magnésio e vitamina. E ainda os ácidos gordos essenciais (ómega-3 e ómega-6).
3. Caseína + WPC
A proteína whey e a caseína são ricas em lactose e podem ter uma absorção difícil. Quais as consequências? Em algumas pessoas podem causar inchaço abdominal, fadiga, flatulência e até alguns desarranjos gastrointestinais.
4. Glúten
A sensibilidade ao glúten pode causar inflamação e em algumas pessoas problemas de saúde como desequilíbrio hormonal, problemas de pele, fadiga, mudanças e humor e dores de cabeça. Se puderes evitar um produto com glúten, melhor.
5. Dextrina/Maltodextrina
Estes ingredientes podem aumentar a carga glicémica, que pode levar a um maior armazenamento de gordura. A maioria são processados com organismos geneticamente processados, podendo também causa problemas gastrointestinais. Porque são acrescentados às proteínas? Muitas vezes para tornar o pó mais fácil de misturar.
É claro que no final do dia a decisão é tua. Tu é que sabes o que consideras ser seguro para o teu organismo e como queres tratar o teu corpo. Mas lembra-te: só tens um e a natureza tem tanto para te oferecer! Descobre
A NOSSA EQUIPA
São atletas e nutricionistas, entre outros. Todos preocupados com a sua alimentação e com o seu treino.
Conhecer os embaixadores
Por favor, faça o login como cliente clica aqui para colocar teu comentário!