Registar! Entrar

Portes grátis acima de 30,00 €

Iswari SuperFood

Porque é que treinar com frio pode ser bom para ti

Porque é que treinar com frio pode ser bom para ti

Treinar com frio afinal pode fazer-te melhor que que pensavas. Deixa a hibernação para os ursos e sai do quentinho de casa. Os cientistas acreditam que uma exposição regular ao frio pode ajudar a queimar gordura, acelerar o metabolismo, prevenir diabetes, ajudar o coração e pulmões e ainda a combater a depressão. Do que estás à espera?


De acordo com a Harvard Medical School, treinar ao frio até pode ter benefícios que o calor não tem. O Laboratório Kajimura, na Universidade da Califórnia (São Francisco) que se concentra no metabolismo e no equilíbrio energético, especialmente na função das células de gordura do corpo, defende que tremer de frio é um processo que exige muita energia e é cansativo. Se o objetivo for perder peso, treinar ao frio pode até ser uma boa ideia. Além disso, quando apanhas frio, o batimento cardíaco aumenta, os vasos sanguíneos contraem-se, a respiração acelera e o oxigénio é enviado para os músculos.  O que acontece é que todos estes processos fisiológicos acabam por afinar o sistema cardiovascular. É claro que se sofres de alguma condição, é sempre boa ideia consultares primeiro o teu médico! Estudos demonstraram ainda que treinar num clima frio pode ajudar a transformar a gordura branca (apelidada de gordura “má”), especificamente a gordura da barriga e das coxas, em gordura castanha (gordura “boa”), que ajuda a queimar calorias. Além disso, treinar ao ar livre significa receber luz do sol, que pode ajudar a combater a depressão sazonal, um tipo de depressão de que algumas pessoas sofrem durante os meses de inverno. 


Mas há mais

A exposição ao frio até pode ajudar a melhorar o humor: quando apanhas frio, o teu corpo liberta as hormonas beta-endorfina e a noradrelalina que melhoram o humor e que podem ajudar a evitar a tristeza associada à estação mais fria. E, se não quiseres treinar todos os dias ao frio, diversos estudos sugerem que a exposição diária ao frio como caminhar, ter a casa menos aquecida, abrir uma janela ou até tomar um duche frio podem desencadear alguns dos benefícios.


Alguns cuidados a ter

Apesar de a recomendação não ser para hibernar, não te esqueças que os ursos têm um pelo quetinho. Manteres-te hidratado é também um dos fatores mais importantes para te manteres saudável e minimizar os perigos do frio. Se não te apetece água, experimenta um dos Super Hydrate. Além disso, o ideal é vestires-te por camadas, escolher tecidos respiráveis para manter o corpo a uma temperatura saudável e a funcionar da mesma forma que num ambiente de treino normal. 


A NOSSA EQUIPA

São atletas e nutricionistas, entre outros. Todos preocupados com a sua alimentação e com o seu treino.

Conhecer os embaixadores