Registar! Entrar

Portes grátis acima de 30,00 €

Iswari SuperFood

Miguel Yiallourides

Desporto e alimentação vegan de mãos dadas

Atleta

Desporto e alimentação vegan de mãos dadas

Mais conhecido como Miguel The Vegan, Miguel é um vegan apaixonado, health e life coach sempre com o objetivo de ajudar as pessoas a alcançarem a sua versão mais saudável e em forma através de mudanças de vida, seja nutrição, treino, novos hábitos e perspetivas.

Entrevista com Miguel Yiallourides

Como chegaste até aqui?

Desde os 10 anos ou talvez mais cedo que sempre me interessei por desporto. Pratiquei artes marciais, futebol, boxe, caminhada, surf e outros ao longo da minha vida. Cresci no Chipre e obtive o meu certificado de Personal Training em Londres, em 2015.  Contudo, não praticava a tempo inteiro. Foi só mais ou menos há um ano que decidi deixar o meu emprego e dedicar-me finalmente à minha paixão a tempo inteiro.


O que é ser saudável para ti?

A saúde vai muito além da aparência. Tem a ver com a forma como nos sentimos física, emocional, psicológica e mentalmente. Com o stresse e a falta de tempo para fazer as coisas que gostamos, a nossa saúde pode ser negligenciada em troca de um bom emprego, dinheiro e coisas materiais. Tornarmo-nos saudáveis requere bastante esforço, porque implica não só treinar e comer de forma saudável, mas também tomarmos conta de nós ao passarmos tempo a fazer coisas que gostamos, seguindo o que nos entusiasma e rodearmo-nos de pessoas que nos valorizam e apoiam, entre outras coisas.


Como é o teu dia-a-dia?

Acordo por volta das 7-8 da manhã e faço alongamentos, com algumas poses de yoga mais leves. Depois faço algum trabalho de mobilidade e por fim alguns movimentos mais intensos para “acordar”. Depois de ter aquecido e acordado, tomo um duche frio durante 1 minuto. Então estou pronto para o pequeno-almoço, sigo com trabalho até à hora de almoço, que é quando costumo treinar. Depois disso uma refeição pós-treino, mais algum trabalho da parte da tarde com o objetivo de terminar ao final da tarde e passar algum tempo de qualidade com a minha mulher.


E a nível de treino e alimentação?

O treino é uma parte enorme da minha vida. Passo 4 dias por semana no ginásio, com o objetivo de mover o meu corpo todos os dias, seja a caminhar, andar de bicicleta ou a fazer surf. A nutrição também desempenha um papel importante na minha vida porque adoro comer tigelas de aveia ou smoothie com a proteína Super Vegan Fitness, fruta, oleaginosas e sementes é como começo sempre o meu dia. O almoço normalmente são algumas leguminosas, por exemplo grão de bico, com millet ou quinoa, vegetais e um bom molho como abacate ou tahini. Os snacks passam pelo pão com manteiga de oleaginosas e bagas ou um batido de proteína. O jantar varia sempre, dependendo do que existe no frigorífico. Caril, taças de massa, buddha bowls ou batata com tofu ou tempeh são alguns dos meus alimentos básicos, além de muitos vegetais. Têm mesmo de comer os vegetais! 


Treino e alimentação. Na tua opinião, o que é mais importante ou são um duo?

São ambos importantes, mas se quiserem alcançar um objetivo específico como perder peso ou obter um determinado peso, no geral o foco tem de estar primeiro na nutrição. Além disso, se o foco estiver numa alimentação saudável, então o treino também será impactado de uma forma positiva.


Muitas vezes, focamo-nos nestes dois componentes (treino/alimentação) e esquecemo-nos da parte psicológica. Achas que tem influência?

Tem um impacto tremendo, mesmo que não nos apercebamos. Tive casos em que os clientes estavam a seguir o plano a 100%, a ingerir as calorias que precisavam e a treinar intensamente, mas não estavam a perder peso “suficiente” ou tão rápido quanto gostariam. A principal razão, 99% das vezes, é stresse. O nosso corpo está ligado ao cérebro de formas que nem sequer conseguimos imaginar. Ao levarmos uma vida sem stresse (ou com menos stresse) vamos reparar que de alguma forma tudo se encaixa.

 

O que te levou a aceitar a parceria com a Super Vegan Fitness?

Sou português e vivo em Portugal e achei que a Super Vegan Fitness, além de estar alinhada com os meus valores, é uma empresa local. Atualmente é importante apoiar as empresas locais e o facto de ter conhecido de imediato alguns membros da equipa através de Skype e não de apenas um email fez a diferença para mim.


Para ti é importante que os produtos sejam 100% naturais, sem químicos?

Claro. Esta é a mesma atitude que tenho com a minha alimentação e a dos meus clientes, assim como com a comida em geral. Quanto menos processados forem os alimentos, melhor comemos e mais saudáveis somos. É claro que hoje em dia é quase impossível evitar alguma "junk food", mas lembrem-se que o importante é que o fazemos em 90-95% do nosso tempo.


Já tens algum produto favorito?

Adoro todos os produtos, mas se tivesse de escolher um seria a Proteína de Amendoim e Maca, porque sou obcecado por manteiga de amendoim.


Treinar e ser vegan. Funciona para qualquer um?

Sim, qualquer um pode ser saudável e forte como vegan, desde que siga uma dieta alimentar adequada (como em qualquer outra dieta), ingerindo uma variedade de alimentos, legumes, leguminosas, grãos, fruta, vegetais, oleaginosas e sementes, enquanto suplementam com a vitamina B12 e D3 (se não apanharem sol suficiente). Têm dúvidas? Basta pesquisar no Google por atletas profissionais vegan e como seguem uma dieta à base de plantas. 


Que acompanhamento posso esperar do Miguel The Vegan?

O meu coaching Miguel The Vegan não é o plano padrão. Ofereço suporte contínuo e personalizado e só aceito um número limite de clientes em cada mês, exatamente por causa disto. Através chamadas e check-ins regulares crio um plano alimentar e de treino de acordo com as necessidades de cada um, do seu tempo disponível e dos seus gostos, ao mesmo tempo que ofereço a orientação e suporte necessários para terem sucesso e tornarem-se mais conhecedores sobre como a nutrição e o desporto funcionam, para depois poderem continuar de forma independente. 


As pessoas procuram-te normalmente com que objetivo?

O pedido mais frequente que tenho é perder peso ou fazer a transição para uma dieta à base de plantas. 

A NOSSA EQUIPA

São atletas e nutricionistas, entre outros. Todos preocupados com a sua alimentação e com o seu treino.

Conhecer os embaixadores