Registar! Entrar

Portes grátis acima de 30,00 €

Iswari SuperFood

Natália Guilherme

Paixão pelo desporto e pela superação

Atleta

Paixão pelo desporto e pela superação

O desporto sempre foi uma paixão. Do Brasil para Portugal, foi na passagem pelo Equador que o triatlo entrou na sua vida, depois de a assistir a um vídeo de dois atletas no Mundial do Ironman, no Havai.

Entrevista com Natália Guilherme

A nível desportivo, sempre te viste nesta posição de triatleta? Ou foi algo que surgiu?

Nunca! Na minha adolescência lembro-me de ver algumas provas de triatlo no Brasil e a Fernanda Keller é o nome que ficou na minha memória. Achava aquilo demasiado duro, não compreendia como conseguiam nadar, pedalar e depois correr, tudo de seguido. E olha agora, estou eu a fazer o mesmo.


Como é o teu dia-a-dia?

Acordar cedo e começar o dia com um treino. Normalmente tenho dois ou três treinos num dia, natação e corrida, ou bike e corrida e reforço muscular. Por norma tento fazer tudo de seguida se o trabalho me permitir. Se não, divido nos horários que tenho livre. E nos finais de semana as manhãs são de treinos mais longos.


E a nível de alimentação? Segues algum plano?

Não sigo nenhum plano. Aprendi a comer bem. Triatleta tem que comer, se não o corpo não aguenta tanta porrada. Já fiz dietas e tentei cortar alimentos, mas isso não funciona para mim. Eu como tudo o que tenho vontade, mas com consciência. Não passo vontade de nada, mas adoro comer de forma saudável, comida de verdade. A disposição que temos quando nos alimentamos bem é outra.


Fazes alguma coisa de especial?

Não faço nada especial. Gosto de comer bem, saudável, comida de verdade. Mas também adoro uma besteira, sou uma formiga. Mas no que diz respeito a nutrição desportiva e suplementação tenho maior cuidado e dou preferência a produtos mais naturais.


Tens alguma rotina de pré e pós treino?

Depende do treino. Por norma o meu pré treino é o meu pequeno-almoço que adequo ao treino, e no pós-treino gosto de fazer smoothies com proteínas e frutas.


Qual a parte mais difícil para ti? A corrida, natação ou bicicleta?

Não tem parte fácil! Se queremos evoluir temos de nos esforçar e dar o nosso melhor nas três modalidades. Mas onde tenho mais dificuldade é na natação pois não sou nadadora. Quem não começou a nadar na infância normalmente tem dificuldade em aprender quando adulto. Eu nado bem, só não nado rápido. Mas compenso na bicicleta e na corrida, costumo dizer que faço as provas de trás para frente. Dá um gostinho especial ir ganhando posições durante uma prova.


Sempre fizeste muito desporto?

Sempre. Na escola eu estava nas equipas de futsal, handebol e vólei. Este último foi o meu desporto na infância. Só não evolui muito pois sou baixinha, mas eu era danada, treinava muitas horas todos os dias, e acho que isso me ajudou muito a ter essa disciplina para cumprir os meus treinos.


Achas que é importante os produtos alimentares associados ao desporto serem mais limpos, sem químicos?

Com certeza! Hoje em dia está tudo cheio de açúcares simples, corantes e conservantes, e a maioria das pessoas não tem conhecimento e nem sequer leem a composição nutricional dos produtos. Deixam-se levar pelo marketing e baixos preços, mas esquecem de pensar na própria saúde e rendimento desportivo.


Qual o teu produto favorito na Super Vegan Fitness e porquê?

É difícil escolher, mas eu sou mega fã da Água de Coco em Pó (SV Hydrate). Deixo sempre uma garrafa preparada no frigorífico e vou tomando durante o dia e também levo no bidão quando vou pedalar. E claro, sou mega ultra fã da Manteiga de Amêndoas Crunch.


No dia-a-dia, há algum produto SVF que costume andar sempre contigo?

Super Vegan Trail Mix. Adoro a mistura de amêndoa torrinha, amoras brancas e goji. Tenho sempre um saquinho na minha bolsa.


O que costumas fazer a nível de alimentação antes de uma prova?

Não faço nada diferente do que faço no meu dia a dia. Há muitas teorias sobre alimentação, mas acho que temos de comer o habitual, sem inventar. Normalmente é uma tosta com um ovo, café, sumo. A caminho da prova se tenho fome como uma barra e meia hora antes da largada vou tomando goles de água misturada com gel.


O que gostas de comer na noite anterior?

Já fui da teoria do “carbo load” mas já não faço isso. Como o que apetece e normalmente o de sempre: arroz, uma proteína, salada.


O que fazes para recuperar depois de uma prova? A alimentação tem um papel nisso?

Com certeza a alimentação tem papel muito importante na recuperação. Aliás, a recuperação é tão importante quanto o treino. Logo após o treino faço um smoothie ou sumo proteico.


Para ti qual a melhor parte de competires?

Me superar! Claro que adoro quando tenho bons resultados, mas eu adoro estudar a prova, organizar a minha alimentação durante as horas de esforço e preparar-me mentalmente. Durante uma prova, gerir a dor e o esforço é de loucos. Então quando cruzo uma meta, emociono-me sempre, pois para chegar até ali é sempre muita luta, organização, superação. E não tem coisa melhor do que estarmos orgulhosos de nós mesmos. Isto é viciante!


Algum herói no mundo do desporto?

A minha resposta pode parecer narcisista, mas o meu maior herói no desporto sou eu mesma! Claro que há muitos atletas de várias gerações e desportos que eu admiro e passo a citar: Fernanda Keller, Michael Phelps, Lucy Charles, Ayrton Senna, Michael Jordan, Guga, Thiago Vinhal entre muitos outros.



Três palavras que te descrevam

Força, resiliência, carisma


A prova que mais gostaste até agora

Setúbal Triathlon de 2020. Foi um ano com muitas provas canceladas e eu consegui uma inscrição de última hora para esta prova. A prova em si já é difícil, mas nessa edição estava frio, chovia e fazia imenso vento. Mas eu consegui fazer a minha melhor prova de sempre. Fui consistente do início ao fim e fiz uma corrida espetacular (para mim claro haha!). Essa foi uma prova toda feita para mim, e me deu um orgulho imenso, eu ganhei o meu age group, fiz um sexto lugar geral numa prova com supermulheres. Aquilo me deu um power e percebi que eu posso ir muito além do que algum dia sonhei ir.


A NOSSA EQUIPA

São atletas e nutricionistas, entre outros. Todos preocupados com a sua alimentação e com o seu treino.

Conhecer os embaixadores